terça-feira, 17 de novembro de 2009

Soares ficará afastado por pelo menos 2 meses

Depois de fazer um exame de tomografia computadorizada, o atacante Soares teve confirmada nesta terça-feira a necessidade de cirurgia para corrigir a fratura no tornozelo direito, sofrida no jogo de sábado contra o Grêmio. A previsão do médico Sérgio Freire Júnior é que lesão deixará o atleta fora de combate por um prazo de dois a três meses.

"A tomografia evidenciou uma alteração, um traço de fratura na região do tornozelo direito. Como é um tornozelo em que ele já teve uma fratura no início do ano, o desvio tem indicação de uma abordagem cirúrgica", afirmou o médico ao Site Oficial.

O atleta será operado no Hospital Lifecenter, em Belo Horizonte. "Estamos encaminhando ele a um colega aqui de Belo Horizonte, especialista em pé e tornozelo, Alexandre Cassini, que vai avaliá-lo nesta quarta-feira e definir a programação cirúrgica. Ela deve ser realizada provavelmente na próxima segunda-feira", contou.

O prazo de recuperação é semelhante ao da primeira lesão, sofrida em 7 de maio, na vitória por 2 x 1 sobre o Universidad de Chile, em Santiago, pela Copa Santander Libertadores.

"Uma fratura de tornozelo como a que ele teve, com abordagem cirúrgica, tem uma previsão de dois a três meses para voltar às atividades", detalhou Freire Júnior.

Naquela ocasião, Soares fez tratamento conservador, com imobilização, e conseguiu antecipar o prazo inicialmente previsto de três meses afastado do futebol. A volta aconteceu em 2 de agosto, contra o Grêmio, na derrota por 4 x 1 no estádio Olímpico.

O médico do Clube imagina que Soares não fará a pré-temporada com os demais, mas rapidamente se integrará ao elenco na disputa do Campeonato Mineiro. "No começo de janeiro ele ainda estará em fase final de consolidação da fratura. Perde o mês de janeiro e tem atividade mesmo a partir de fevereiro", estimou.

No sábado, Soares entrou em campo aos 18 min da segunda etapa e logo sofreu o pênalti que resultou no gol de Gilberto, ao ser derrubado pelo goleiro Victor (foto). Após contribuir decisivamente, Soares permaneceu em campo até por volta dos 40 min, quando torceu o tornozelo direito em lance isolado e não suportou continuar em campo.

Esta será a segunda cirurgia de Soares na temporada. O jogo do último sábado contra o Grêmio marcava a volta ao futebol após quase um mês afastado por lesão sofrida na vitória por 1 x 0 sobre o Botafogo, em 18 de outubro, no Mineirão.

O choque com o zagueiro Batista, aos 32 min do segundo tempo, provocou uma concussão cerebral, sem lesão cervical e craniana, e três fraturas na mão direita na queda ao solo. Dois dias depois, Soares teve implantados 22 microparafusos e três placas na mão.

Guerrón para por duas a três semanas

O meia-atacante Guerrón teve diagnosticado nesta terça-feira um estiramento muscular na região posterior da coxa direita, sofrido na partida contra o Grêmio. A lesão é de grau um, em escala que vai até três, e demandará duas a três semanas de tratamento. De acordo com o prognóstico, o equatoriano tem chance de disputar a última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Santos, na Vila Belmiro, em 6 de dezembro.

WWW.CRUZEIRO.COM.BR