quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Soares recebe alta e repousa em casa

O atacante Soares recebeu alta e deixou nesta quarta-feira o Hospital Lifecenter, em Belo Horizonte, onde passou por cirurgia na véspera. Os primeiros dias de recuperação serão de repouso, em casa. O médico Octacílio da Matta concedeu entrevista coletiva na Toca da Raposa II e detalhou o procedimento para corrigir três fraturas na mão direita.

Soares teve implantados 22 microparafusos e três placas na mão direita e o resultado foi considerado bom. "A fratura é de moderada gravidade. Foram três ossos da mão e obrigatoriamente temos que fazer a osteossíntese, ou seja, fixar os ossos com placas e parafusos. O que se conseguiu foi um resultado muito bom", afirmou o médico.

Octacílio confirmou que Soares pode voltar a atuar antes dos 45 dias previstos anteriormente e defender o Cruzeiro ainda nesta temporada. Isso deve-se à possibilidade de o jogador fazer treinos físicos com a mão ainda imobilizada.

"Essa agressão cirúrgica é muito grande e isso varia um pouco de paciente para paciente. Mas, de maneira geral, quando a gente consegue um bom resultado na fratura, fica com mais esperança de que esse tempo seja um pouco menor. Levando-se em conta que um jogador de futebol não usa tanto a mão, em determinado momento o Soares pode voltar às atividades físicas com a imobilização temporária. Essa é a nossa esperança", disse.

Soares ficará em casa até a segunda-feira, quando se reapresenta na Toca da Raposa II, porém a fisioterapia só será iniciada após duas semanas. "Essa fase inicial é mais de repouso e imobilização da área afetada, para a redução do edema. Na segunda fase, a partir do 15º dia, entra-se na fase de fisioterapia efetiva", detalhou.

Soares se machucou na triunfo por 1 x 0 sobre o Botafogo, no último domingo, em choque com Batista, aos 32 min do segundo tempo. Ele perdeu a consciência e caiu sobre o braço direito. Exames de tomografia e radiografia constataram que o atleta teve uma concussão cerebral, sem lesões cervical e craniana.

Esta é a segunda contusão de Soares na temporada. Ele fraturou o tornozelo direito na vitória do Cruzeiro por 2 x 1 sobre o Universidad de Chile, em Santiago, no dia 7 de maio, pelas oitavas-de-final da Copa Santander Libertadores. O retorno ao futebol aconteceu em 2 de agosto, no segundo tempo da derrota por 4 x 1 para o Grêmio, no Olímpico.


http://www.cruzeiro.com.br/