quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cruzeiro encara o Estudiantes e pode selar vaga antecipada nesta quarta-feira

Da Toca II

Álvaro Castro

O Cruzeiro enfrentará o Estudiantes, nesta quarta-feira, às 21h 50, na cidade de La Plata, em busca da classificação antecipada para as oitavas-de-final da Copa Santander Libertadores. Um empate na Argentina garante a passagem do time celeste, que lidera o grupo 5, com 10 pontos. Vitória fora de casa garante o primeiro posto.

O campeão da Tríplice Coroa conquistou 83,33% dos pontos disputados até aqui. São três vitórias e um empate, com sete gols marcados e apenas um sofrido.

Já o Estudiantes está na segunda colocação da chave, com seis pontos. A campanha dos argentinos é de duas vitórias e duas derrotas, aproveitamento de 50%. O ataque anotou cinco tentos e a defesa sofreu quatro.

Deportivo Quito, com cinco pontos, e Universitário Sucre, um, completam o grupo. Essas equipes se enfrentam no próximo dia 14, no Equador.

Na busca pelo 20º jogo de invencibilidade na temporada, o Cruzeiro conta com o zagueiro Leonardo Silva, poupado contra o Tupi no último domingo. Nas vezes em que o defensor foi titular, foram apenas dois gols sofridos em dez partidas.

“É encarar com muita seriedade, como a gente vem fazendo em todos os jogos. Vou procurar ajudar, dar o suporte necessário e fazer com que todos possam correr e impedir que a equipe do Estudiantes consiga marcar gols”, afirmou.

O bom momento do ataque estrelado tranquiliza o zagueiro. Nos últimos três jogos do Cruzeiro, todos pelo Estadual, foram marcados nada menos que 15 tentos, média de cinco. Por isso, Silva espera que o time possa aproveitar os espaços deixados pelos argentinos.

“Nosso time tem uma qualidade muito grande do meio para frente e a gente tem que dar o suporte necessário. Eles virão para cima porque precisam muito da vitória e a gente sabe lidar com essa situação, temos experiência nisso. A equipe tem que estar bastante ciente, tocar bem a bola para a gente aproveitar as chances, como tem sido no mineiro”, observou.

Contudo, o atleta se mostrou precavido e ciente das dificuldades que serão encontradas. Para que os três pontos sejam conquistados, Leonardo Silva aposta nos ensinamentos do “professor” Adilson Batista e na tranquilidade do time em campo.

“Uma equipe argentina é difícil, principalmente na Libertadores. São equipes que sabem lidar com situação adversa, sabem pressionar o adversário e a arbitragem. A gente tem que estar bem tranqüilo, fazer o nosso jogo que é o mais importante, tentar colocar em prática tudo o que o professor passar para nós de informação sobre o adversário”, concluiu.

ESTUDIANTES X CRUZEIRO

Motivo: 5ª rodada da fase classificatória da Copa Santander Libertadores
Data: 08/04/2009 (quarta-feira)
Local: estádioCiudad de La Plata, em La Plata-ARG
Horário: 21h 50
Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Transmissão: Globo Minas e Sportv (somente para Minas Gerais)

(Fonte de informação site oficial do Cruzeiro "www.cruzeiro.com.br")