quinta-feira, 23 de abril de 2009

Adilson Batista recebe técnico Roberto Cavalo para um período de troca de experiências

Da Toca II

Álvaro Castro

O técnico Adilson Batista recebeu, na tarde desta quinta-feira, um antigo companheiro dos tempos de atleta. Roberto Cavalo, ex-jogador de meio-campo e atualmente técnico de futebol, esteve na Toca da Raposa II, onde assistiu à palestra do “professor” para um grupo de treinadores que participam do Cruzeiro Coaching e acompanhou o trabalho do Clube.

No final da década de 1980, os dois jogaram juntos no Atlético-PR, clube em que Adilson iniciou a carreira como quarto-zagueiro. Desde então, ambos mantém uma boa amizade. Cinco anos mais velho que o comandante celeste, o volante atendeu a um convite do técnico celeste para conhecer as instalações e o trabalho diário do Cruzeiro.

"Para mim é uma satisfação. Eu passei o Reveillon com o Roberto em Florianópolis, na Praia Brava. A gente sempre troca ideia, conversa e não é a primeira vez que o convido para visitar o Cruzeiro, conhecer as instalações, ver o que a gente vem fazendo. Para mim é motivo de satisfação, porque foi um atleta com quem comecei no Atlético-PR. Sob o comando do Levir (Culpi) e do Nelsinho (Batista), fizemos um bom ambiente lá e aprendi muita coisa com o Roberto", disse Adilson.

Roberto Cavalo comandou o Bahia na Série B do Brasileiro 2008 e terminou a competição em décimo lugar. O ex-companheiro dos tempos de atleta acredita que o jovem Adilson Batista, de 41 anos, ainda crescerá muito na profissão. O Cruzeiro é o décimo Clube de Adilson em cinco anos e quatro meses como treinador.

"Para mim é um ganho muito grande como profissional. O Adilson fez uma história invejável como atleta e nós tivemos uma passagem boa no Atlético-PR, onde aprendemos muito juntos. Hoje, no meu entender, ele é um dos treinadores mais jovens do Brasil que está com uma bagagem respeitada, vencendo e convencendo", afirmou.

Roberto destacou a estrutura que o Clube oferece para seus jogadores e funcionários. Atualmente, além de uma moderna Sede Administrativa, o Cruzeiro conta com dois centros de treinamento, um para as categorias de base e outro para os profissionais.

"Nessa oportunidade que estou sem clube, vim para conhecer. Realmente estou nesse momento ainda muito emocionado porque você roda o Brasil todo, como eu rodei como jogador e treinador, e todo mundo fala em estrutura. Aqui você vê com os próprios olhos que é uma verdade que existe clube com condições boas de trabalho. É o que vi hoje", observou Cavalo, que chegou na quarta-feira e ficará ater segunda-feira em Belo Horizonte.

Ao reencontrar o amigo, foi inevitável para Roberto Cavalo relembrar histórias de quando, ao lado do hoje auxiliar-técnico do Cruzeiro Ivair Júnior, viu surgir um zagueiro de 18 anos, a quem considerava "abusado", por não abrir mão da técnica refinada nos momentos de perigo. E contou uma história que ilustra bem a personalidade do comandante celeste.

"Eu me lembro que estávamos jogando contra o Treze da Paraíba, se não me engano era Copa União, e tivemos um pênalti a favor. Estávamos muito mal no jogo, a torcida vaiando, e Agnaldo não bateu, Mauro Madureira sentiu e não quis bater. O Adilson pegou a bola, e o Bruno lateral-direito tentou impedir, mas ele bateu, converteu o gol, nós ganhamos o jogo e saímos daquela pressão. Depois o time se encaixou de uma maneira muito boa e fizemos um grande campeonato", relatou.

(Fonte de informação site oficial do Cruzeiro "www.cruzeiro.com.br")