terça-feira, 4 de maio de 2010

Cruzeiro é o quarto melhor clube do mundo

As boas campanhas em competições disputadas desde o ano passado têm feito o Cruzeiro ser reconhecido ainda mais internacionalmente. Nesta segunda-feira, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou o ranking mensal e a Raposa chegou ao quarto posto, sua melhor colocação desde a criação da lista, em 1991.

Em relação ao mês anterior, quando estava na sexta posição, o melhor clube brasileiro do Século XX teve uma evolução de sete pontos, somando 263. O ranking avalia o desempenho das equipes no período de 1º de março de 2009 a 30 de abril de 2010. O Cruzeiro está entre os dez primeiros colocado desde julho do ano passado.

Outras posições de destaque da equipe estrelada na lista da IFFHS ocorreram em 1998, quando o Cruzeiro foi o 10º colocado, com 248 pontos, e em 2003, ano da conquista da Tríplice Coroa, com 228 pontos e a 12ª colocação.

O líder da publicação segue sendo o Barcelona, da Espanha, com 322 pontos. Na sequência, aparecem Estudiantes, da Argentina, com 293, e Inter de Milão, da Itália, com 273. O Cruzeiro está na frente de clubes como Chelsea, Manchester United e Arsenal, da Inglaterra, Roma e Milan, ambos da Itália, Real Madri, Espanha, e Bayern de Munique, da Alemanha, um dos finalistas da Liga dos Campeões deste ano. Para se ter uma ideia do feito cruzeirense, a segunda melhor equipe brasileira colocada no ranking deste mês, Corinthians, ocupa apenas a 25ª posição.

Para o atacante Thiago Ribeiro, o reconhecimento internacional se deve às boas campanhas do Cruzeiro nas últimas temporadas. O artilheiro da Copa Santander Libertadores com sete gols, ao lado do também cruzeirense Kleber, recorda que o time disputa a competição mais importante do continente pelo terceiro ano consecutivo.

“O Cruzeiro está bem há um bom tempo e vem conseguindo boas participações na Libertadores; estamos participando pela terceira vez seguida. Na temporada passada chegamos à final, mas não conseguimos levantar o título. Então, o Cruzeiro está no caminho certo e vem crescendo muito. É uma equipe que tem tradição nacional e internacional”, destacou.

Confiante no time estrelado, Thiago Ribeiro crê que a Raposa tem boas condições de conquistar o tricampeonato e coroar o trabalho do grupo.

“Este ano estamos mostrando que temos condições de chegar à final e, desta vez, fazer com que a história seja diferente. Para isso, temos que ir passo a passo e, no meu modo de ver, estamos evoluindo muito a cada jogo. Esperamos chegar a mais uma final e ser campeão”, comentou.

Para efeito de qualificação no ranking da IFFHS, os campeonatos nacionais são classificados em níveis de um a quatro. O Campeonato Brasileiro tem cotação quatro, juntamente com os campeonatos alemão, francês, argentino, italiano, espanhol e inglês. Cada vitória pela competição vale quatro pontos, o empate dois e derrota zero.

A Copa Santander Libertadores recebe a mesma valoração da Liga dos Campeões da UEFA. Cada vitória pelo torneio vale 14 pontos, o empate sete e derrota zero. Já a Copa Sul-Americana recebe os mesmos valores da Liga Europa da UEFA. Doze por vitória, seis por empate e zero por derrota.

Clique aqui e veja a lista completa

Confira os primeiros colocados do ranking divulgado nesta segunda-feira

1 – Barcelona-ESP
2 – Estudiantes-ARG
3 – Inter de Milão-ITA
4 – Cruzeiro
5 – Werder Bremen-ALE
6 – Bayern de Munique-ALE
7 – Roma-ITA
8 – Chelsea-ING
9 – Fulham-ING
10 – Manchester United-ING

Confira a posição do Cruzeiro no ranking mundial mês a mês

Julho 2009 – 10º lugar (221 pontos)
Agosto 2009 – 9º lugar (225 pontos)
Setembro 2009 – 10º lugar (225 pontos)
Outubro 2009 – 9º lugar (231 pontos)
Novembro 2009 – 9º lugar (235 pontos)
Dezembro 2009 – 9º lugar (235 pontos)
Janeiro 2010 – 9º lugar (242 pontos)
Fevereiro 2010 – 8º lugar (249 pontos)
Março 2010 – 6º lugar (256 pontos)
Abril 2010 – 4º lugar (263 pontos)

WWW.CRUZEIRO.COM.BR