domingo, 11 de março de 2012

Pena é mantida, e Cruzeiro estreará fora de casa no Brasileiro

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não acatou o recurso do Cruzeiro e manteve a pena à equipe mineira, que terá de longar longe de Sete Lagoas e Belo Horizonte em suas duas primeiras como mandante no Campeonato Brasileiro. A pena, entretanto, não se aplica a duelos da Copa do Brasil.
A perda de mando de campo se deve ao arremesso de um foguete por um torcedor cruzeirense próximo ao goleiro Renan Ribeiro, do Atlético-MG, durante a goleada por 6 a 1 na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. Além disso, o clube terá que pagar uma multa de R$ 20 mil.
Sendo assim, a equipe celeste não poderá estrear no Campeonato Brasileiro na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, nem em Belo Horizonte, no Estádio Independência, que está próximo da reinauguração. O Cruzeiro terá que cumprir a punição nas partidas diante de Atlético-GO (primeira rodada) e Sport (quarta jornada) a uma distância de 150 km de Sete Lagoas.
Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, e Varginha, no sul do Estado, são as cidades favoritas para receber esses jogos.
O primeiro julgamento aconteceu em 21 de dezembro. Na época, o Cruzeiro foi punido, por unanimidade, com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo".