sábado, 28 de março de 2009

Cruzeiro recebe o Tupi na primeira partida das quartas-de-final do Campeonato Mineiro

Da Toca II

Álvaro Castro

Terminada a fase classificatória do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro tem pela frente o Tupi, sábado, às 16h 10, no Mineirão, no jogo de ida das quartas-de-final. O vencedor ao final dos 180 minutos enfrentará que passar de Ituiutaba x Democrata-GV.

Classificado em segundo lugar, o Cruzeiro escolheu disputar a primeira partida em casa devido à realização de um show musical no Mineirão nos dias 3 e 4 de abril.

A equipe estrelada é a única invicta do Estadual e tem o melhor ataque do certame, com 31 gols. Já o Tupi conta com a segunda defesa mais eficiente, com dez tentos sofridos. Para furar o forte bloqueio, o lateral-direito Jonathan aposta nas jogadas pelos lados do campo.

“Se tinha motivação, agora tem que ser ainda maior pelo fato de ser mata-mata. Temos que entrar com mais cuidado porque as equipes eu vêm jogar aqui com a gente vêm muito fechadas. Nós temos que procurar explorar o máximo as beiradas para poder furar esse bloqueio”, analisou.

Se o ataque da Raposa tem sido decisivo, o setor defensivo também não fica atrás. Com oito gols sofridos, o Cruzeiro tem, ao lado dos demais times da capital, a defesa menos vazada da competição com oito gols sofridos. Para que tudo corra bem, Leonardo Silva pede concentração aos companheiros.

“Agora começa a fase decisiva do Campeonato Mineiro e você tem que aumentar a concentração, manter aquilo que você tem feito de bom e melhorar aquilo que tem dado errado. Não podemos vacilar realmente. O sistema defensivo tem que estar bem para dar o suporte necessário para o nosso ataques fazer os gols”, afirmou.

Para o técnico Adilson Batista, o jogo é na verdade de 180 minutos e seu desfecho ocorrerá apenas no dia 3 de abril, data do segundo confronto. O treinador celeste pede cautela a seus comandados, para que um eventual bom resultado não se transforme em armadilha para a sequência da competição.

"Temos que jogar sério e saber que são jogos de 180 minutos. Não é no primeiro jogo que você vai decidir. Mesmo no ano passado, quando fizemos o 5 x 0 no primeiro jogo das final, tínhamos as devidas preocupações para o segundo jogo. É o que a gente passa”, disse.

Adilson relembrou as dificuldades que o Cruzeiro enfrentou no primeiro confronto entre os times no Mineirão em partida válida pela oitava rodada da primeira fase do Estadual. O comandante celeste destacou o bom trabalho do treinador José Carlos Amaral e a qualidade do elenco do time de Juiz de Fora.

“Tupi é uma equipe bem treinada, tem bons jogadores e eu achava que ficaria até em uma colocação melhor. Mas acabaram empatando muito e isso prejudicou. Tivemos as dificuldades do jogo aqui, mas criamos chances para fazer o gol. Infelizmente não estávamos em uma noite inspirada. Agora são dois jogos e nós temos que encará-los com seriedade para não cometermos erros", concluiu.

CRUZEIRO X TUPI

Motivo: jogo de ida das quartas-de-final do Campeonato Mineiro
Data: 28/03/2009 (sábado)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Horário: 16h 10
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Transmissão: Pay-per-view
(Fonte de informação site oficial do Cruzeiro "www.cruzeiro.com.br")