sábado, 27 de março de 2010
Adílson prega cautela na volta de Fernandinho
O atleta se recuperou de uma cirurgia realizada em janeiro, no joelho esquerdo, e vai ser convocado para a viagem ao Vale do Rio Doce.
O último jogo de Fernandinho pelo Cruzeiro foi contra o Santos, em 6 de dezembro, no encerramento do Campeonato Brasileiro.
Para técnico, reservas terão condição de vencer
Pelo que foi mostrado no coletivo de quinta-feira, a equipe entrará em campo com Rafael; Marcos, Gil, Cláudio Caçapa e Magalhães; Uchoa, Fabrício, Camilo e Bernardo; Kieza e Eliandro.
”É possível fazer um bom jogo, com alguns jogadores precisando de ritmo. Mas dá para fazer bom jogo lá”, declarou o treinador cruzeirense.
Adílson contou que passou bastante confiança aos jovens que estarão em campo e que já atuaram nesta temporada: o goleiro Rafael, o lateral-esquerdo Magalhães e o volante Uchoa.
Esse seria o segredo para extrair deles o melhor. “Você precisa passar confiança no treino, mostrar o posicionamento correto. Primeiro é disciplina e isso a gente passa. Ele tem que saber quem vai marcar, o que vai cobrir, onde vai jogar. A gente passa tranquilidade para ele jogar o futebol dele, que não é só aquela oportunidade, que vai ter mais. A gente também fala com os mais velhos para passarem confiança. Eu sempre passei tranquilidade. Eles me conhecem, sabem a maneira de trabalhar”, explicou.
As ausências por suspensão no Vale do Rio Doce serão o zagueiro Leonardo Silva, o lateral-esquerdo Diego Renan, os volantes Henrique, Fabinho, Pedro Ken e Marquinhos Paraná, e ainda o atacante Kléber.
O volante Elicarlos, o meia Roger e o atacante Guerrón estão contundidos.
Adílson ainda poupará o goleiro Fábio, o lateral Jonathan, o zagueiro Thiago Heleno, o meia Gilberto e os atacantes Wellington Paulista e Thiago Ribeiro.
Sexta-feira é de treino técnico na Toca II
Recuperado de um pisão no pé direito, o zagueiro Gil participou do treino es está à disposição de Adilson Batista para a partida. Dois atletas em fase final de recuperação começaram a fazer atividade física em campo. São os casos do volante Elicarlos, que teve estiramento muscular na coxa esquerda, e o meia Roger, com torção no tornozelo esquerdo.
Como sete atletas cumprirão suspensão pelo terceiro cartão amarelo, o Cruzeiro irá a Governador Valadares com uma equipe mesclada. Adilson Batista confia na força do elenco e diz que a "folga" será importante para aqueles que atuam com freqüência.
"A gente faz algumas alterações em função do desgaste, prevendo determinadas situações que podem acontecer. Os cartões foram a pedido, para que você tenha tranquilidade para frente, nesses seis jogos, com objetivo de chegar até a final. É importante ter o grupo, mas o principal é dar atenção no treinamento. Tratamos todos com a mesma seriedade e atenção", disse.
Jovens como o volante Uchoa e o atacante Eliandro podem ter chance como titulares. Lançar novos talentos é uma rotina à quando o treinador tem se habituado nos mais de dois anos à frente do Cruzeiro. Como gosta de dizer, o técnico trata de deixar os novatos à vontade, sem deixar a ansiedade tomar conta.
"Ele tem que saber o que vai fazer, a quem vai marcar, a quem vai cobrir, onde vai jogar. Passo tranquilidade para que jogue o mesmo futebol dos juniores, que não é só aquela oportunidade, que terá mais. Procuro falar com os mais velhos para passar confiança", comentou.
WWW.CRUZEIRO.COM.BR
Cruzeiro de Adilson tem 300 gols marcados
WWW.CRUZEIRO.COM.BR
Recuperado, Fernandinho volta a ser relacionado
A principal novidade é o lateral-esquerdo Fernandinho, já recuperado da artroscopia no joelho esquerdo, realizada em 30 de janeiro. O jogador está na expectativa de retornar ao time e conquistar um resultado positivo contra o Democrata.
"Estou muito feliz com minha volta, dois meses depois de ter feito a artroscopia. Espero voltar bem e com uma boa vitória", declarou ele.
Como não pode contar com nada menos que sete atletas que estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o treinador estrelado convocou novamente alguns jogadores revelados pelas divisões de base e que estão em fase de transição para os profissionais, como o volante Uchôa e o meia Dudu.
Logo após o almoço, os atletas relacionados pela comissão técnica iniciaram a concentração. A viagem para a cidade do Vale do Rio Doce acontece somente no domingo, pela manhã. O embarque está marcado para às 10h30, no Aeroporto da Pampulha, e a chegada em Governador Valadares prevista para às 11h40.
Confira a lista de relacionados:
Goleiros: Flávio e Rafael
Lateral-direito: Marcos
Zagueiros: Caçapa, Gil e Thiago Heleno
Lateral-esquerdo: Fernandinho
Volantes: Fabrício, Magalhães e Uchôa
Meias: Bernando, Camilo e Dudu
Atacantes: Anderson Lessa, Eliandro, Kieza, Leandro Lima e Wellington Paulista
WWW.CRUZEIRO.COM.BR
Bernardo relembra gol contra o Democrata-GV
A partida foi disputada em 25 de março de 2009, no Mineirão, e terminou com o placar de 7 x 0 para o Cruzeiro. Aquele foi o sétimo jogo de Bernardo naquele ano e encerrou uma espera de quem se acostumou a fazer muitos gols nas categorias de base.
"Foi contra o Democrata-GV, um gol de pênalti. É um jogo que me traz boas lembranças. Dei passes, fiz gol, então espero repetir agora no domingo", recordou o armador.
Titular há um ano, Bernardo pode receber uma nova chance entre os 11 neste domingo. "Estou treinando e quem decide é o Adilson. Se ele optar por mim, vou procurar dar o meu melhor para ajudar o Cruzeiro a fazer um bom jogo e sair com o resultado", observou.
Este ano, Bernardo disputou 13 das 17 partidas do Cruzeiro e anotou três tentos. A cada dia, o jovem de 19 anos se sente mais importante no elenco de Adilson Batista.
"Estou tranquilo porque meu futebol está crescendo, este está sendo um ano muito bom para mim, estou com a cabeça boa, fazendo a minha parte, tendo confiança e alegria de jogar futebol. Espero continuar com essa sequência para fazer uma temporada muito boa", disse.
Confira a ficha do jogo de 2009
CRUZEIRO 7 X 0 DEMOCRATA-GV
Motivo: 11ª rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro
Data: 25/03/2009 (quarta-feira)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Émerson de Almeida Ferreira (MG)
Público: 2.425 pagantes
Renda: R$ 29.812,50
Gols: Gerson Magrão, aos 20 min, Kléber, aos 38 min, e Ramires, aos 42 min do primeiro tempo; Kléber, aos 2 min e aos 6 min, Bernardo, aos 13 min, e Wanderley, aos 23 min do segundo tempo
Cruzeiro
Andrey; Jancarlos, Gustavo, Leonardo Silva e Gerson Magrão; Fabrício (Henrique), Elicarlos, Ramires (Marquinhos Paraná) e Bernardo; Soares e Kléber (Wanderley)
Técnico: Adilson Batista
Democrata-GV
Santiago; Geison; Eliezio (Riso), Weldes e Fabiano (Robson); Leandro Leite; Halen (Flávio), Rodrigo e Sandro Manoel; Allan e Patrick
Técnico: Moacir Júnior
FONTE(WWW.CRUZEIRO.COM.BR)
quarta-feira, 10 de março de 2010
TV Cruzeiro mostra os detalhes da cansativa viagem à Venezuela
Após jogar contra o Tupi, em Juiz de Fora, no domingo, a comitiva celeste seguiu de ônibus até Belo Horizonte às 22h. Depois, seguiram diretamente para a Toca da Raposa II e a delegação saiu para o aeroporto de confins às 2h. O voo para Caracas com conexão no Panamá deixou Belo Horizonte às 4h 28 de segunda-feira.
Acesse a TV CRUZEIRO (http://200.233.221.221/tvcruzeiro/www/home/)
Time faz primeiro treino na Venezuela
Foram duas horas de atividades intensas no estádio do Deportivo Itália. Inicialmente, Adilson Batista orientou um trabalho técnico de posicionamento.
Depois, o comandante celeste treinou três formações para a equipe, duas no 4-4-2 e uma no 3–5 –2. A primeira formação tinha Fábio; Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Pedro Ken e Roger; Thiago Ribeiro e Kleber.
Na segunda formação, Adilson Batista testou o 3-5-2 tirando o armador Roger e colocando o zagueiro Gil para formar o sistema defensivo juntamente com Leonardo Silva e Thiago Heleno. No final, Gil deu lugar para o armador Bernardo.
Jogador com mais participações neste início de temporada, Pedro Ken quer se firmar na equipe
Dos 12 jogos da Raposa nesta temporada, Pedro Ken só não atuou na goleada por 7 x 0 sobre o Real Potosí, pela primeira fase da Libertadores. O jovem atleta de 22 anos acredita que esse respaldo de Adilson Batista é importante para o crescimento de seu futebol.
“Acho que é bom para mim, ter a oportunidade de jogar em todos os jogos, esse ano acho que só não entrei em um.então, vou ganhando ritmo e vou adaptando à forma da equipe jogar. Isso me dá confiança e espero que continue assim cada vez mais”, destacou.
Pedro Ken quer atuar contra o Deportivo Itália e ajudar o Cruzeiro a conquistar mais três pontos, para ficar mais próximo da classificação às oitavas-de-final . O jogador ressaltou que o elenco celeste está focado em conquistar o tricampeonato da competição mais importante do continente.
Jonathan comemora retorno de Kleber
Kleber mais uma vez fez valer o apelido de Gladiador e se escalou para voltar ao Cruzeiro nesta quinta-feira, às 21h15m (de Brasília), contra o Deportivo Itália, no Estádio Olimpico, em Caracas, pela terceira rodada do Grupo 7 da Taça Libertadores. O atacante esteve ausente nos últimos três jogos da Raposa por conta de uma contratura muscular na coxa esquerda. O lateral-direito Jonathan, que costuma se entender muito bem em campo com o jogador, comemorou.
Coração em 2
O ex-camisa 9, que mora no Bairro Dom Bosco (Região Noroeste de BH), começou a carreira “meio por acaso”. “Eu morava no interior e, em setembro de 1957, fui convidado pelo Elmo, ex- jogador celeste, para um teste no clube. Aceitei, pois era a chance de realizar o sonho de conhecer a capital. Seria passear e voltar para minha terra, onde trabalhava numa oficina mecânica. Tanto é que pedi ao patrão licença de 15 dias”.
Fábio prefere ganhar Libertadores a ir à Copa
Em entrevista ao site da Conmebol (Confederação Sul-Americana), Fábio declarou que o título continental chega a ser até mais valioso que uma convocação para defender o Brasil na África do Sul. “Sem nenhuma dúvida que o mais importante para minha carreira nesse momento é ser campeão da Libertadores. Para mim, conseguir ser o melhor da América é mais importante que ir ao Mundial, porque seria coroar uma grande campanha com o Cruzeiro”.
Cruzeiro se sente obrigado a vencer na Venezuela
Por mais que o futebol venezuelano tenha evoluído e que o Deportivo Itália tenha mostrado qualidades diante de chilenos e argentinos, o Cruzeiro não admite perder pontos em Caracas.
Uma vitória por dois ou mais gols de diferença colocará o Cruzeiro como líder provisório da chave, com seis pontos, e melhor saldo que o Vélez Sársfield. Os argentinos só voltarão a atuar no dia 16, contra o Colo Colo, em Santiago.
”A gente não pode deixar o Vélez (líder) distanciar. Tem jogo entre Colo Colo e Vélez agora (dia 16), e não podemos deixar eles abrirem uma distância, até porque só se classificam seis segundos colocados. Então a gente precisa ter cuidado para não ter problema depois”, disse o atacante Kléber.
terça-feira, 2 de março de 2010
Pronto para a maratona
Se vencer o Zebu, e tem todas as condições para isso, a equipe celeste vai assumir a liderança do Estadual, com 18 pontos. O jogo é pela quinta rodada. Depois, passando pelo Galo Carijó, de Juiz de Fora, vai seguir na proposta de terminar esta fase em primeiro lugar para ter vantagens nas outras. No ano passado, conseguiu 26 pontos.
Titulares na quarta-feira e mistão no domingo?
Ele comandou um treino tático fechado nesta segunda-feira, na Toca da Raposa II, e só não contou com os volantes Elicarlos e Fabrício, o lateral Fernandinho e o atacante Guerrón, todos machucados, e o armador Gilberto, que está servindo à seleção brasileira em Londres.
Para a imprensa e a torcida, as dúvidas estão na zaga, entre Gil e Thiago Heleno, e no meio-campo, entre Fabinho, Pedro Ken e Bernardo. Nas demais posições, os titulares devem ser confirmados.
Volta à liderança é a meta na quarta-feira
![]() |
Com a vitória sobre o Ituiutaba, por 1 a 0, o Cruzeiro atingiu o seu objetivo de se manter no vácuo dos líderes Democrata-GV e Ipatinga na classificação do Campeonato Mineiro. Já na próxima quarta-feira, diante do Uberaba, no Mineirão, a meta é reassumir a ponta, condição perdida a partir da 2ª rodada.
O jogo com o Zebu é válido pela 5ª rodada e uma vitória possibilitará ao Cruzeiro ultrapassar os dois concorrentes. Os celestes têm 15 pontos, contra 16 de Democrata-GV e Ipatinga.
”Com certeza, o pensamento é esse. O Cruzeiro, pela estrutura que oferece e pelos atletas que tem, tem que buscar o topo em todas as competições que disputar. O pensamento do Adílson é certo e tenho certeza que o grupo também pensa da mesma forma”, disse o lateral-direito Jonathan, que voltará ao time nesta quarta-feira.
Nos últimos três Estaduais, o Cruzeiro conseguiu terminar a fase de classificação como primeiro em 2007 e 2008. Na primeira vez, o time perdeu o título para o rival, apesar de ter a vantagem nos mata-matas. Na temporada seguinte, o time fez valer a campanha melhor e ficou com a taça. Já em 2009, o rival Atlético terminou como líder da fase de classificação e o Cruzeiro reverteu a vantagem na decisão.
Adilson relaciona 19 atletas para o Uberaba
O Cruzeiro encerrou com um treino técnico na manhã desta terça-feira a preparação para enfrentar o Uberaba, na quarta-feira, às 21h 50, no Mineirão, em jogo adiado da quinta rodada do Campeonato Mineiro. Os atletas escolhidos pelo técnico Adilson Batista serão liberados e retornarão à Toca da Raposa II às 19h para o início da concentração.
Depois de poupar jogadores na partida contra o Ituiutaba, o comandante celeste relacionou força máxima para encarar o Uberaba. O goleiro Fábio, o lateral-direito Jonathan, o zagueiro Leonardo Silva, o volante Marquinhos Paraná e os atacantes Kleber e Thiago Ribeiro estão prontos para o jogo que pode levar o Cruzeiro à liderança do Estadual.
O atacante Wellington Paulista ficou fora da lista para tratar de uma pancada no tornozelo direito, recebida no jogo de domingo contra o Ituiutaba.
Confira a relação dos atletas concentrados
Goleiros: Fábio e Rafael
Laterais: Diego Renan e Jonathan
Zagueiros: Gil, Leonardo Silva e Thiago Heleno
Volantes: Fabinho, Henrique e Marquinhos Paraná
Meias: Bernardo, Camilo, Pedro Ken e Roger
Atacantes: Anderson Lessa, Eliandro, Kieza, Kleber e Thiago Ribeiro
Clube vai confiante para julgamento no TJD
O Cruzeiro terá na noite desta terça-feira um desafio fora dos gramados que pode definir o futuro da equipe no Campeonato Mineiro. O Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG) da Federação Mineira de Futebol (FMF) julgará o recurso contra a perda de seis pontos devido à participação do atacante Wellington Paulista na estreia do torneio.
O vice-presidente do Clube e advogado Gilvan de Pinho Tavares está otimista quanto ao desfecho do caso. Com base no artigo 171 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a suspensão automática de Wellington Paulista, expulso no jogo de volta da final de 2009, foi transformada em medida de assistência social.
Com a anuência do presidente do TJD-MG, Silvio Augusto Tarabal Coutinho, Wellington Paulista cumpriu a punição com a doação de cinco cestas básicas para o Núcleo Assistencial Caminhos Para Jesus e ficou livre para jogar contra o Uberlândia.
"Tenho certeza que amanhã o Pleno vai fazer justiça ao Cruzeiro. O Wellington Paulista foi julgado e punido com uma partida de suspensão. Teria que cumprir, mas o presidente do TJD, atendendo a artigo do CBJD, permitiu que a pena fosse revertida em medida de interesse social. Estamos respaldados", afirmou Gilvan ao Site Oficial.
Confiante, Gilvan acredita na vitória do Cruzeiro no júri, mas avalia que a batalha terminará mesmo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a instância máxima. Ele acredita que a procuradoria do TJD, autora da ação, recorrerá da possível derrota.
Além do julgamento sobre a perda dos pontos, o advogado Sérgio Santos Rodrigues defenderá o Cruzeiro em outro processo referente a Wellington Paulista. O atleta será julgado pelo cartão vermelho recebido no jogo contra a Caldense, em 13 de fevereiro.
Time faz treino tático nesta segunda-feira
![]() | |
Foto: Vipcomm/Divulgação |
O elenco do Cruzeiro se reapresentou ao técnico Adilson Batista na tarde desta segunda-feira e iniciou os preparativos para a partida contra o Uberaba, nesta quarta-feira, às 21h 50, no Mineirão, em jogo adiado da quinta rodada do Campeonato Mineiro. Por cerca de 45 min, os jogadores realizaram um treino tático com os portões fechados.
Quando a imprensa teve acesso ao Centro de treinamento, o técnico Adilson Batista comandava um treinamento técnico. O comandante celeste inovou e colocou seis pequenas traves ao redor do gramado, como explica o goleiro Fábio.
“Este treino de seis gols em volta do campo foi a primeira vez. Acho que foi bastante interessante. É uma posse de bola que você tem que dar dez toque para depois fazer o gol, em qualquer um dos seis gols. Faz com que o jogador se movimente e também defenda, impedindo o ataque da outra equipe”, comentou.
Por fim, os jogadores foram divididos em dois grupos. Com o assistente técnico, Ivair Júnior, ficaram os zagueiros, que trabalharam cruzamentos, tempo de bola e antecipação.
No outro lado do campo, Adilson Batista liderava a criação de jogadas ofensivas pelas laterais do campo. Os jogadores de meio-campo faziam lançamento para os laterais, que cruzavam na área para os atacantes.
Na entrevista coletiva após o treinamento, o lateral-direito Jonathan foi questionado pelos jornalistas se Adilson Batista já tinha definido a equipe. Bem-humorado, o prata da casa afirmou que o comandante celeste ainda não passou nada para os jogadores.
“Ele não deu dica nenhuma e estamos esperamos a escalação do time titular. Mas com certeza a equipe que for entrar vai ser muito forte”, destacou.
www.cruzeiro.com.br
Linha de frente embala o Cruzeiro em 2010

O ataque celeste é uma das aposta do técnico Adilson Batista para ajudar o Cruzeiro a conquistar o Campeonato Mineiro e a Copa Santander Libertadores neste primeiro semestre. O Clube lidera as estatísticas de gols nas duas competições que disputa em 2010. Em dez partidas, foram anotados 28 tentos, média de 2,8 a cada 90 minutos.
A Raposa possui o melhor ataque do Estadual, com 16 gols em cinco partidas, média de 2,66. Em seguida, aparecem Ipatinga e Tupi, que marcaram 14 vezes.
Já na competição mais importante do continente, o Cruzeiro marcou 12 gols em quatro partidas, média de três a cada 90 minutos. O Libertad-PAR, que está no Grupo 4, possui o segundo melhor ataque, com nove tentos em quatro jogos.
Nas quatro principais vitórias do Cruzeiro em 2010, o ataque balançou as redes em 21 oportunidades, sendo que a goleada por 7 x 0 sobre o Real Potosí é a maior do Clube da história da Libertadores.
O atacante Kleber atuou em seis partidas nesta temporada e marcou seis gols. O camisa 30 acredita que a manutenção do elenco e do esquema de jogo são fundamentais para o bom momento ofensivo da equipe.
”Desde o ano passado, nosso time sempre fez muitos gols. É uma equipe leve, que joga para frente, para vencer, o que é normal pela qualidade dos jogadores. Agora, é tentar manter essa média, lógico que é difícil e cada vez mais os times vão procurar marcar melhor. Mas, se não conseguir fazer muitos, é tentar fazer pelo menos um ou dois para vencer os jogos”, destacou.
Os gols desta temporada fizeram Kleber assumir a artilharia do elenco, ultrapassando o também atacante Wellington Paulista, com 30 gols contra 29.
Dezesseis atletas celestes balançaram as redes adversárias em 2010, mostrando o equilíbrio do time de Adilson Batista. Para o zagueiro e capitão Leonardo Silva, o plantel da Raposa é muito qualificado e não depende apenas do setor ofensivo para fazer os gols. O jogador marcou um gol na vitória por 3 x 1 sobre o Atlético-MG, no último dia 20.
“Vejo com muita felicidade e otimismo. Isso mostra que a equipe está bem equilibrada e tem um bom elenco. A diversidade de jogadores que marcam é bem grande e mostra que todos participam. È mais uma prova que o Cruzeiro está muito forte”, observou.
Os principais goleadores da Raposa na temporada são os atacantes Kleber, seis gols, Thiago Ribeiro, quatro, e Wellington Paulista, três.
O meia Bernardo e o lateral-direito Jonathan fizeram dois gols. Marcaram uma vez os zagueiros Cláudio Caçapa, Gil e Leonardo Silva, o lateral-esquerdo Diego Renan, os volantes Fabinho e Marquinhos Paraná, os armadores Gilberto Pedro Ken e Roger, além dos atacantes Guerrón e Eliandro.
Confira as goleadas do Cruzeiro na temporada