quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cruzeiro pode não classificar para 'torneio paralelo' da Conmebol pela 1ª vez

Mesmo que o Cruzeiro se livre do rebaixamento à Série B do Brasileirão, a péssima campanha de 2011 pode trazer uma outra marca negativa para o clube. Se terminar o Campeonato Brasileiro abaixo do 14º lugar, o clube celeste não se classificará para a Copa Sul-Americana. Será a primeira vez, em 25 anos, que a Raposa não conseguirá classificação para disputar sequer um torneio ‘paralelo’ da Confederação Sul-Americana de Futebol.

Desde que a Supercopa foi criada, em 1988, e, posteriormente, outros torneios secundários da Conmebol, o Cruzeiro classifica-se religiosamente para pelo menos uma dessas competições. De lá para cá, houve ainda nove participações celestes em Libertadores, torneio mais tradicional das Américas.

A exceção foi em 2002, pois, naquele ano, não houve brasileiros na disputa da Copa Sul-Americana, por problema de calendário. Como o Cruzeiro ficou fora também da Libertadores – participaram São Caetano, Atlético-PR, Grêmio e Flamengo – houve um hiato justificável pela ausência generalizada de brasileiros em competições ‘paralelas’ da Confederação Sul-Americana de Futebol.

39 participações, sete títulos e oito vices