sexta-feira, 24 de junho de 2011

Onde está Wallyson?

Wallyson não esconde: assistiu quarta-feira com outros olhos à final da Copa Libertadores, entre Santos e Peñarol. Enquanto a maioria dos torcedores brasileiros torcia pela vitória do time da Vila Belmiro, o atacante do Cruzeiro se preocupou mais em secar Neymar. Por motivo simples e até justificado: com cinco gols, o craque santista poderia ultrapassar o cruzeirense na briga pela artilharia da competição.

Mas a torcida deu certo para todo mundo: enquanto Neymar balançou uma vez a rede e ajudou a dar o título ao Peixe, Wallyson terminou artilheiro com sete gols, ao lado de Nanni (Cerro Porteño). “Nosso pensamento era ser campeão. Infelizmente, não aconteceu. Mas fico feliz de fazer parte desse grupo de jogadores do Cruzeiro artilheiros da Libertadores”, comemora, referindo-se a Palhinha (13 gols na campanha da conquista de 1976), Marcelo Moreno (oito em 2008) e Thiago Ribeiro (oito no ano passado). “É importante para mim ser artilheiro de um campeonato tão complicado quanto a Libertadores, que disputei pela primeira vez. Agradeço aos companheiros que me ajudaram a fazer os gols.”

Para Wallyson, que reconhece precisar fazer gols também no Campeonato Brasileiro, o feito na competição continental serve de inspiração para quebrar o jejum de quase 40 dias sem marcar. A última vez, até mais importante, foi ao abrir o placar na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético, em 15 de maio, que deu o título mineiro à Raposa. “Não estou vivendo aquele mesmo momento da Libertadores e agora é pensar só no Brasileiro para ajudar a equipe a chegar à primeira vitória”, admite.

O atacante celeste tem motivação extra para voltar a marcar justamente amanhã, contra o Coritiba, às 21h, na Arena do Jacaré, pela sexta rodada do Brasileiro: o aniversário de um ano do filho, Henry. “Quero fazer o gol para oferecer a ele e depois do jogo viajar a Natal para lhe dar um abraço forte.”

Nos treinos da semana, o técnico Joel Santana tem conversado bastante com os jogadores e até mexido em algumas posições, mas Wallyson segue firme no ataque. “É a primeira vez que trabalho com ele e estamos treinando para as coisas darem certo. O papai Joel chegou para ajudar e é experiente nessas situações. Espero que já nos ajude contra o Coritiba e possamos dar a ele uma estreia com vitória.”

No coletivo de ontem pela manhã, Joel voltou a fazer observações nas laterais, no meio-campo e no ataque. Marquinhos Paraná começou na direita e passou para o meio. Diego Renan iniciou na esquerda e foi para a direita. Éverton treinou de volante e de lateral-esquerdo. No ataque, Brandão teve chance no lugar de Anselmo Ramon. Outra novidade em relação aos dias anteriores foi Fabrício na equipe titular o tempo inteiro. A equipe faz o último treino antes da partida hoje pela manhã, na Toca.