sexta-feira, 24 de junho de 2011

Chegada de Joel Santana dá início a 'vestibular' na Toca da Raposa II

Há 45 anos, as divisas de Minas se abriam para o Cruzeiro, com a conquista da competição nacional, oficializada no ano passado pela CBF como título brasileiro

A mudança de técnico quase sempre resulta em alterações num time. Jogadores que estavam na reserva se animam, e os que eram titulares ficam alertas. No Cruzeiro, a chegada de Joel Santana promoveu uma espécie de ‘vestibular’ no grupo. Em três coletivos nesta semana, o novo comandante fez testes em algumas posições e deu oportunidades a atletas que estavam no banco com Cuca.

O volante Everton, por exemplo, foi observado no meio-campo, ao lado de Henrique, Fabrício e Montillo, e também na lateral esquerda, uma vez que o titular Gilberto foi vetado por lesão muscular.

Everton chegou ao Cruzeiro pelas mãos de Cuca, mas sempre foi tratado como suplente. Em 19 jogos este ano, ele começou apenas oito partidas. Na estreia de Joel, contra o Coritiba, neste sábado, ele certamente estará entre os 11 pelo que foi visto nos treinos.

”Estamos trabalhando para isso, conseguir a titularidade. Mas como ele tem outros jogadores, vamos esperar definir a melhor formação para o Cruzeiro fazer um bom jogo no sábado e sair vencedor. Venho trabalhando ao longo da semana de volante, de lateral. Ele está fazendo algumas experiências e vamos esperar que ele continue com essa mesma formação”, disse o jogador, animado.

Mais observações

O lateral Diego Renan foi outro beneficiado. Ele foi titular no começo do ano, perdeu espaço e passou um longo tempo sem freqüentar sequer o banco de reservas. Para complicar, uma lesão muscular o tirou de combate por mais de um mês.

Pelas baixas na lateral e pela má fase de alguns especialistas da posição, Cuca até cogitou a escalação de Diego Renan na última rodada, contra o América, mas ele foi vetado por estar fora de forma. Já diante do Coritiba, Joel decretou que ele será titular.

Diego Renan tende a começar na lateral esquerda, mas também foi observado por Joel Santana do lado direito, onde ele iniciou a carreira nas categorias de base.

Marquinhos Paraná estava no meio e deve iniciar próxima partida na lateral direita
No meio-campo, Joel chegou a escalar Leandro Guerreiro como titular. No entanto, no último coletivo, Fabrício voltou a compor o quarteto central.

Já no ataque, Ortigoza e Brandão se revezaram com Anselmo Ramon, o titular do momento. Isso serviu para deixar o centroavante mais empenhado. “Quando chega um treinador novo, todo mundo tem uma nova oportunidade de mostrar o trabalho, e é isso que está acontecendo. Todo mundo está trabalhando em busca do seu espaço. Eu não sei se vou jogar, mas espero ser mantido”, disse Ramon, autor de dois dos quatro gols do Cruzeiro no Brasileirão.