domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cuca valoriza triunfo e diz que Cruzeiro soube encontrar a vitória contra o Ipatinga

Para quem não acompanhou a partida entre Cruzeiro e Ipatinga, neste sábado, em Sete Lagoas, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro BMG, ao saber que o primeiro tempo terminou com empate em 0 a 0, a tendência é achar que a equipe celeste encontrou dificuldades. E o pensamento está correto. Porém, a etapa inicial do jogo foi praticamente um duelo de ataque contra defesa, já que o adversário veio com uma proposta de marcação forte individual, que dificultou bastante as ações ofensivas cruzeirenses.

Para o segundo tempo, Cuca colocou jogadores de maior velocidade, como Wallyson e Farías, e deixou o Cruzeiro com mais opções, dificultando a marcação para o adversário. Resultado: dois gols logo nos primeiros minutos do segundo tempo e mais uma vitória celeste na temporada.

“De um ponto de vista tático, o Ipatinga veio para fazer uma marcação individual, no esquema 3-6-1. É difícil ter um controle do jogo. O gol vai sair em uma tabela rápida, ou numa bola parada. A marcação do Ipatinga estava muito precisa, encaixada. Se a gente faz um gol, desmontamos a estratégia do adversário. E não fizemos. Depois, demos uma mudada no esquema, sabendo que o adversário teria um desconforto até se encaixar taticamente outra vez. Não conseguiram marcar individualmente e, numa dessas, fizemos o gol com o Thiago. Foi um jogo bem jogado e a vitória foi merecida”, analisou o treinador.

Para Cuca, a proposta do Ipatinga para o duelo contra o Cruzeiro foi acertada, sabendo que a tendência era o time celeste ir para cima e procurar o gol a todo instante. No entanto, o treinador destacou, mais uma vez, a importância de ter peças no banco de reserva, que entram e modificam a situação de uma partida.

“Hoje a marcação é muito forte. O adversário marcou, eu faria o mesmo se fosse jogar contra o Cruzeiro. Marcaria e tentaria encaixar um contra-ataque para vencer o jogo. E nós fomos felizes, tivemos alternativas, com a colaboração dos jogadores, que entraram bem. Quando eles entram bem, as trocas são boas. Então, o mérito dessa vitória é todo deles”, disse.

Cuca lembrou que o Cruzeiro não atuou com um time reserva, e que não poupou jogadores. O que fez foi reunir aqueles que estavam em melhor condição, visto que a equipe vinha de um compromisso desgastante contra o Estudiantes-ARG na quarta-feira, e que terá outro duelo importante pela Copa Santander Libertadores, já nesta terça-feira, contra o Guarani-PAR.

“Gosto de sentir o momento do jogador. Hoje eu pus quem se sentiu bem para jogar. Aqueles que preferiram descansar, eu respeitei. Quando se faz um jogo bom, como o de quarta-feira, ele serve de parâmetro. E sempre serei cobrado por isso. E também vou cobrar por aquele jogo. Deu tudo perfeito hoje”, afirmou Cuca, que aguarda os jogos deste domingo para saber se o Cruzeiro se manterá na vice-liderança do Campeonato Mineiro BMG.