
a Toca II
Álvaro Castro
O Cruzeiro inicia neste domingo a caminhada rumo ao terceiro título na principal competição nacional. Campeão da Taça Brasil de 1966 e do Campeonato Brasileiro de 2003, o time celeste estreia no Brasileirão diante de sua torcida. O adversário é o Flamengo, em jogo que será disputado às 16h, no Mineirão.
Como ocorre desde 2003, o campeonato será disputado no sistema de pontos corridos. São 20 equipes que se enfrentam entre si em dois turnos, com jogos de ida e volta.
Após o término das 38 rodadas, os quatro primeiros colocados se juntarão ao campeão da Copa do Brasil para a disputa da Copa Santander Libertadores de 2010. As equipes que terminarem entre o quinto e o 12º lugar na tábua de classificação terão vaga garantida na Copa Sul-Americana do ano que vem.
Os quatro times que terminarem com a menor pontuação, serão rebaixados para a Série B. Este ano, Corinthians, Santo André, Avaí e Barueri subiram para a primeira divisão.
Para o goleiro Fábio, capitão celeste, a base mantida pelo Cruzeiro será importante para uma boa campanha. O Campeonato Brasileiro termina no dia 6 de dezembro, ou seja, sete meses de competição.
“O Cruzeiro vem mantendo a base e isso proporciona um rendimento favorável nas partidas. O Brasileiro é um campeonato longo e a gente sabe da responsabilidade, mas acho que temos que ter confiança e tranqüilidade para a gente estrear bem e começar com o pé direito esta longa caminhada”, disse.
Para que o título seja alcançado, o camisa 1 destaca a importância de vencer em casa. Este ano o Cruzeiro ainda não foi superado no Mineirão, e acumula desde 2008 22 jogos de invencibilidade no Gigante da Pampulha. São 19 vitórias e três empates em casa, aproveitamento de 90,9% dos pontos disputados.
“A gente tem que pontuar e conseguir as vitórias jogando em casa. Sabemos que temos que buscar as vitórias fora para sermos campeões. É um campeonato difícil, com jogadores de qualidade em todas as equipes. Este ano de 2009 promete ser mais difícil ainda do que os anteriores”, afirmou.