sábado, 3 de novembro de 2012

Cruzeiro e Santos se enfrentam em jogo com contorno de melancolia


Cruzeiro e Santos já viveram finais de temporadas mais animadas que a atual. Ano passado, por exemplo. Ainda que a torcida cruzeirense não tenha boas recordações do Brasileirão de 2011, o time lutou até a última rodada para não ser rebaixado e só conseguiu cumprir o objetivo ao vencer o rival Atlético-MG, por 6 a 1, em Sete Lagoas. Na mesma época, o Santos vivia a expectativa de disputar o Mundial de Clubes, no Japão. A derrota para o Barcelona não tirou o brilho de uma temporada brilhante.
Este ano, os dois jogam apenas para cumprir tabela, já que não têm grandes objetivos. A vaga na Libertadores já não é mais possível e a zona de rebaixamento também está distante. A partida deste sábado, às 19h30m (de Brasília), no Estádio Independência, em Belo Horizonte, é válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Cruzeiro vive clima de fim de festa. A saída do técnico Celso Roth após o término do Brasileiro é praticamente certa, ainda que a diretoria do clube não confirme. Muitos jogadores devem seguir o mesmo caminho. Alguns querem aproveitar a chance no jogo diante do Santos para garantir a permanência na próxima temporada, casos de Rafael Donato, Mateus e Sandro Silva. A Raposa volta a jogar em BH depois de quatro partidas em Varginha, cumprindo a pena imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pelos incidentes ocorridos no clássico contra o Atlético-MG, em agosto.
Tal qual o rival mineiro, o Santos não tem mais o que disputar nesta reta final de Brasileirão. Em 11º lugar com 43 pontos, o Peixe está a um ponto de livrar-se de qualquer chance matemática de rebaixamento e não tem mais perspectivas de brigar por Libertadores. Para as cinco rodadas finais, valerá ao Alvinegro a oportunidade de observar as peças que devem permanecer no time para 2013, especialmente aquelas cujos contratos se encerram no final do ano – como o lateral-esquerdo Juan, emprestado pelo São Paulo até dezembro e que vai reassumir a camisa 3 neste sábado, na vaga de Gerson Magrão.

O Sportv transmite o jogo, ao vivo, para todo país, menos Minas Gerais. O canal Premiere, pelo sistema Pay Per View exibe para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real e com vídeos exclusivos a partir das 19h.