sexta-feira, 1 de abril de 2011

Thiago Ribeiro: o tríplice artilheiro celeste

Ao balançar as redes do goleiro Joel Silva, do Guaraní (PAR), na quarta-feira passada, Thiago Ribeiro fez bem mais do que apenas inaugurar o placar do Defensores del Chaco. O gol marcado pelo atacante foi histórico e representou três marcas distintas pela Raposa.

Foi o 12º gol marcado por Ribeiro com a camisa celeste em partidas da Copa Santander Libertadores. Agora, ele é o segundo maior artilheiro da história do clube no torneio continental, ao lado de Jairzinho, deixando para trás Kléber e Nelinho, que ficam com 11. O líder é Palhinha, campeão em 1976, que tem 20.

Para o recordista Palhinha, Thiago fez por onde alcançar sua atual marca.

- Não é só uma questão de merecimento, mas o importante é estar sempre fazendo gols. O Thiago está jogando bem, se movimentando muito. Ele corrigiu um erro que tinha, nas finalizações e, agora, está arrematando melhor, tanto de média quanto de longa distância – disse com exclusividade ao LNET! o ídolo do passado.

Artilheiro do presente

Thiago Ribeiro não entrou apenas nos livros de história do Cruzeiro. O gol sobre o Guaraní deu ao atacante outras duas significativas marcas dentro do atual elenco celeste.

Agora, o camisa 11 é o maior goleador dentre os jogadores que estão na Raposa. Com 46 gols, Thiago deixou para trás o atacante Wellington Paulista, que tem 45.

Wellington, no entanto, fez 34 jogos a menos do que Ribeiro, o que lhe garante uma média melhor, de 0,44 gol por jogo, contra 0,33 do companheiro.

Além disso, Thiago Ribeiro também disparou na artilharia celeste na temporada 2011, com dez gols, sendo sete no Mineiro e três na Libertadores. O concorrente mais próximo neste quesito é justamente Wallyson, seu atual companheiro de ataque, que soma sete.