quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Apesar de susto, Cruzeiro goleia Guarani e entra de vez na briga pelo título nacional

Um apagão no segundo tempo chegou a colocar em risco uma vitória tranquila do Cruzeiro sobre o Guarani na Arena do Jacaré, nesta quarta-feira à noite. O placar de 2 a 0, incontestável, foi trocado em alguns instantes pelo 2 a 2. Mas os gols de Fabinho e Farías, logo em seguida, devolveram o triunfo por 4 a 2 aos celestes em Sete Lagoas e o time mineiro entrou de vez na briga pelo título.

A quinta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro deixou o Cruzeiro na terceira posição, com 40 pontos, um a menos que o líder Fluminense e o vice-líder, Corinthians, que tem um jogo a menos.

No primeiro tempo, o Cruzeiro fez 2 a 0 com Rômulo e Wallyson. Na etapa final, com um homem a mais, o time criou diversas chances de ampliar e teve dois gols anulados, um deles legítimo.

O Guarani descontou com Geovane e Paulo Roberto, antes de Fabinho e Farías, de cabeça, matarem a partida e confirmarem o resultado favorável ao Cruzeiro nessa 22ª rodada.

Vantagem incontestável

O Cruzeiro abriu 2 a 0 de vantagem no primeiro tempo com uma atuação muito consistente. O time mostrou muita luta, marcou com eficiência, impôs um ritmo forte desde o começo e envolveu o Guarani com jogadas rápidas, ora pelo meio ora pelas laterais.

Mais uma vez, o Cruzeiro não sentiu a ausência de seis jogadores considerados titulares e tratou logo no começo de mostrar ao Guarani quem era o dono da casa. Fabrício assustou Douglas aos seis, com chute perigoso da intermediária, e Wellington Paulista voltou a dar trabalho aos nove, em chute cruzado na grande área.

Nessa última tentativa, Paulista voltou a se lesionar na coxa esquerda, problema que o tirou das duas partidas anteriores. Wallyson o substituiu e manteve o bom rendimento do ataque.

Mesmo inferiorizados, os campineiros chegaram a incomodar aos nove, em falta cobrada por Fabão, e principalmente aos 21, quando Mazola fez grande jogada e deixou Apodí livre para finalizar na área. Rafael salvou o Cruzeiro com defesa à queima-roupa.

Mas o dono da partida era o Cruzeiro e o gol saiu aos 25 minutos. Thiago Ribeiro foi à linha de fundo pela esquerda, cruzou com perfeição e Rômulo, livre na pequena área, concluiu de cabeça: 1 a 0. Foi o primeiro gol do lateral com a camisa celeste e a 17ª assistência de Ribeiro na temporada.

O Cruzeiro manteve o ritmo alucinante em campo, liderado por Fabrício, o grande destaque da partida, seja na marcação ou na ligação com o ataque.

E depois de um susto do Guarani, aos 36, em jogada de Baiano, o Cruzeiro ampliou aos 39, numa grande jogada coletiva. O lateral Rômulo levantou a bola na área, o argentino Montillo “matou” a defesa com um toque de primeira e deixou a meta aberta para Wallyson fazer, também, o seu primeiro gol no clube: 2 a 0.


www.uai.com.br