![]() |
| |||
Time de tradição
![]() |
| |||
O segredo feito pelo técnico Adílson Batista às vésperas do clássico de sábado, com o Atlético, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro, dificilmente reservará alguma surpresa na escalação do Cruzeiro. A tendência é que o meia Roger só entre na etapa final. Do pouco que se pôde ver na tarde desta quarta-feira, a ida de Gilberto para a lateral está praticamente descartada.
Quando os portões da Toca da Raposa II foram abertos, Adílson Batista comandava um treino com dois times bastante alterados e com mais de 11 atletas cada um. O intuito era trabalhar o passe e a marcação. Em seguida, houve uma atividade de ataque contra defesa, em que os laterais faziam cruzamentos na área. Nela, Gilberto ficou de fora. Apenas Diego Renan e Magalhães foram acionados na lateral-esquerda.
A Conmebol designou o árbitro colombiano Óscar Ruiz para apitar a partida da próxima quarta-feira, às 19h30, no Mineirão, entre Cruzeiro e Colo Colo, pela segunda rodada do Grupo 7 da Copa Libertadores. Ele será auxiliado pelos compatriotas Abraham González e Humberto Clavijo.
Na edição de 2008 da Copa Libertadores, Óscar Ruiz foi o árbitro do duelo entre Caracas e Cruzeiro, na Venezuela, válido pela fase de grupos. Houve empate por 1 a 1. Já no ano passado, o colombiano apitou o empate por 2 a 2 entre Grêmio e Cruzeiro, no Olímpico, em Porto Alegre, no jogo de volta da semifinal.
O Cruzeiro está aproveitando esta semana para se preparar a uma maratona de jogos pelo Campeonato Mineiro e pela Copa Libertadores. A partir do clássico contra o Atlético, sábado, a equipe disputará sete partidas em 23 dias. Os jogadores já admitem preocupação com o desgaste logo no início da temporada.
"São jogos difíceis e as viagens se tornam mais desgastantes ainda pela distância de cada lugar, tanto dentro de Minas como quando a gente for jogar a Libertadores", afirmou o goleiro Fábio nesta quarta-feira, reconhecendo que o rodízio de atletas pode ser utilizado.
A goleada por 7 x 0 sobre o Real Potosí, na noite de quarta-feira, no Mineirão, classificou o Cruzeiro para a segunda fase da Copa Santander Libertadores. Agora, a equipe celeste terá como adversários Colo-Colo-CHI, Deportivo Itália-VEN e Vélez Sarsfield-ARG. Ao todo são quatro títulos continentais no grupo 7 da competição.
O Cruzeiro entra como o maior campeão da chave. Venceu a Libertadores em 1976 e 1997, a Supercopa em 1991 e 1992, a Recopa Sul-Americana 1998, a Copa Ouro e a Copa Master em 1995. No Brasil, o Clube conquistou a Taça Brasil 1966, o Brasileirão 2003 e a Copa do Brasil em 1993, 1996, 200 e 2003.
O Colo-Colo do é quem mais venceu o Campeonato Chileno, 29 vezes, e foi campeão da América em 1991. A equipe de Santiago ainda conquistou a Recopa Sul-Americana em 1992 e tem dez Copas Nacionais.
O Vélez Sarsfield possui cinco títulos do Campeonato Clausura na Argentina. Além dos Nacionais, o time conquistou a Libertadores em 1994, a Supercopa em 1996 e a Recopa Sul-Americana de1997.
Sem a mesma tradição dos adversários, o Deportivo Itália não possui títulos continentais. Em compensação, é pentacampeão venezuelano e venceu três vezes a Copa Venezuela.
O primeiro compromisso celeste na segunda fase da Libertadores será na próxima quarta-feira, na Argentina, contra o Vélez Sarsfield. O técnico Adilson Batista já sabe das dificuldades que o Cruzeiro irá enfrentar.
“Agente não se ilude. Vélez é pedreira, Colo Colo, Deportivo e são outros jogos. Vamos começar a vigiar o Vélez agora”, observou.
Nesta edição do torneio, apenas campeão de cada um dos oito grupos e os seis melhores segundos colocados passam às oitavas-de-final, já que Chivas e San Luís, ambos do México, estão garantidos nesta fase. No ano passado as duas equipes foram eliminadas da Libertadores por causa do surto de gripe suína no país. Diante disso, o atacante Kleber diz que a margem de erro do Cruzeiro diminui.
"Nosso grupo é complicado, são times que têm tradição na Libertadores, mas a gente tem um time muito forte também. Ano passado chegamos à final por merecimento. Acredito que este ano também vamos conseguir os resultados. Vamos fazer de tudo para classificar em primeiro, já que só seis classificam sem segundo. Não queremos correr risco", disse.
Confira a tabela de jogos do Cruzeiro na segunda fase da Libertadores
1ª rodada
10/02/2010 – Vélez Sarsfield x Cruzeiro – Buenos Aires
2ª rodada
24/02/2010 – Cruzeiro x Colo-Colo – Belo Horizonte
3ª rodada
11/03/2010- Deportivo Itália x Cruzeiro – Venezuela
4ª rodada
24/03/2010 – Cruzeiro x Deportivo Itália – Belo Horizonte
5ª rodada
31/03/2010 – Cruzeiro x Vélez Sarsfield – Belo Horizonte
6ª rodada
15/04/2010- Colo-Colo x Cruzeiro - Chile
| |||
![]() |
A imprensa da Bolívia deu grande destaque nesta quinta-feira à histórica goleada por 7 a 0 sofrida pelo Real Potosí para o Cruzeiro, no Mineirão, na partida de volta da seletiva da Copa Libertadores.
| |||
![]() |
Desde que chegou ao Cruzeiro, Kléber jamais havia assumido o desejo de se tornar o goleador do time, embora tenha sido o vice-artilheiro do ano passado, com 24 gols. Mas o Gladiador parece ter aberto uma exceção para essa temporada e admitiu, após a vitória sobre o Real Potosí, por 7 a 0, pela seletiva da Copa Libertadores, que estipulou para si uma meta ambiciosa.
”Quero fazer um gol por jogo, é a média que tenho na cabeça. Sei que é difícil, é complicado, são muitos jogos, jogos difíceis, mas tenho isso como meta e vou tentar buscar isso”, disse Kléber.